Você já se perguntou o que acontece quando misturamos ingredientes e surge algo totalmente novo? Cozinhar, por exemplo, é uma verdadeira aula de Ciências! A habilidade EF06CI02 propõe que os alunos do 6º ano aprendam a identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais.
Neste artigo, vamos explicar o que é uma transformação química, dar exemplos do cotidiano e, ao final, você poderá baixar uma atividade gratuita sobre o tema para aplicar em sala de aula.
O que é uma transformação química?
Transformação química é o nome dado a uma mudança onde novas substâncias são formadas. Ou seja, quando misturamos certos materiais e o resultado é algo diferente dos ingredientes iniciais, estamos diante de uma transformação química.
Essas reações são permanentes — não dá para “voltar atrás” e recuperar os materiais originais.
Como identificar uma transformação química?
Para saber se ocorreu uma transformação química, podemos observar alguns sinais visuais e sensoriais. Os principais indícios são:
- Liberação de gás (efervescência)
- Mudança de cor
- Formação de bolhas
- Liberação ou absorção de calor
- Formação de uma nova substância (sólido, líquido ou gás)
- Mudança no cheiro
Essas evidências indicam que uma nova substância foi formada e, portanto, uma reação química aconteceu.
Exemplos de transformações químicas no dia a dia
1. Mistura de vinagre com bicarbonato de sódio
Essa reação é muito conhecida e ocorre rapidamente: ao misturar, observamos a liberação de gás (dióxido de carbono), indicando uma transformação química.
2. Fazer um bolo
Ao misturar farinha, ovos, leite, fermento e assar no forno, os ingredientes sofrem reações químicas. O bolo assado tem sabor, textura e estrutura diferentes da mistura crua.
3. Ferrugem no ferro
Quando o ferro entra em contato com oxigênio e umidade, forma-se óxido de ferro, uma nova substância.
4. Queima da madeira
A madeira se transforma em carvão, fumaça e gases, produzindo calor e luz — sinais evidentes de uma transformação química.
Transformações químicas x mudanças físicas
É importante diferenciar transformação química de mudança física.
- Mudança física: não há formação de nova substância (ex: derreter gelo, rasgar papel).
- Transformação química: há formação de nova substância (ex: queimar papel, cozinhar ovo).
Por que esse conteúdo é importante?
A habilidade EF06CI02 está na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e busca desenvolver a capacidade de observação científica e de análise dos fenômenos naturais. Ao entender as evidências de uma transformação química, o aluno amplia sua compreensão sobre o mundo e começa a ver a ciência acontecendo ao seu redor.
Esse conteúdo também é abordado em avaliações como o SAEB e o SPAECE, sendo essencial para o desempenho acadêmico.
Leitura complementar
Se você ainda não viu, confira também o nosso artigo sobre misturas homogêneas e heterogêneas (EF06CI01) com explicações e atividade gratuita para imprimir.
Curiosidades sobre transformações químicas
- O fermento usado em bolos libera gás carbônico quando aquecido, fazendo a massa crescer.
- Antigamente, as reações químicas eram chamadas de “alquimia” — os cientistas buscavam transformar metais em ouro!
- A fotossíntese feita pelas plantas é uma transformação química natural essencial para a vida na Terra.
Atividade gratuita sobre transformações químicas (EF06CI02)
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ATIVIDADE DE CIÊNCIAS 6º ANO - Habilidade (EF06CI02)
"Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.)."
A seguir, apresento 5 itens de múltipla escolha com níveis variados, todos com gabarito e comentário explicativo.
🔹 Item 1 – Nível 1 (Identificação direta de transformação química)
Ao misturar vinagre com bicarbonato de sódio, ocorre a liberação de um gás. Esse fenômeno indica:
A) uma transformação física.
B) uma mudança de estado.
C) uma transformação química. ✅
D) uma separação de misturas.
Comentário:
A liberação de gás é uma evidência clara de que ocorreu uma reação química. As substâncias iniciais (vinagre e bicarbonato) foram transformadas em outras, com liberação de dióxido de carbono.
🔹 Item 2 – Nível 2 (Reconhecimento em situação cotidiana)
Qual das situações abaixo representa uma transformação química?
A) Derretimento de um cubo de gelo.
B) Evaporação da água de uma panela.
C) Queima de um pedaço de papel. ✅
D) Trituração de uma pedra em pedaços menores.
Comentário:
A queima do papel envolve uma transformação nas substâncias que o compõem, formando novas substâncias (como cinzas e gases). As demais são apenas transformações físicas.
🔹 Item 3 – Nível 3 (Comparação entre diferentes fenômenos)
Observe as situações a seguir:
I. A massa de bolo cresce no forno.
II. A água ferve e vira vapor.
III. O ferro enferruja com o tempo.
Quais envolvem transformações químicas?
A) Apenas II
B) I e III ✅
C) I e II
D) II e III
Comentário:
Na situação I, os ingredientes do bolo sofrem reações químicas com o calor. Na III, o ferro reage com o oxigênio. A II representa mudança de estado físico, não química.
🔹 Item 4 – Nível 4 (Inferência com base em pistas experimentais)
Durante uma aula prática, um grupo de alunos misturou dois líquidos transparentes. Após alguns segundos, perceberam o aparecimento de uma substância branca sólida no fundo do copo. Esse resultado indica:
A) uma mudança de estado físico.
B) uma transformação química. ✅
C) uma mistura homogênea.
D) uma separação de fases.
Comentário:
O surgimento de um precipitado sólido a partir de dois líquidos é um forte indício de que houve uma reação química, formando uma nova substância.
🔹 Item 5 – Nível 5 (Aplicação conceitual com justificativa)
Um estudante escreveu as seguintes frases sobre transformações químicas:
I. Toda transformação química forma novas substâncias.
II. Nem toda transformação química libera gás ou muda de cor.
III. Aquecer um material é sempre sinal de transformação química.
Está(ão) correta(s):
A) Apenas I
B) Apenas II
C) I e II ✅
D) I, II e III
Comentário:
As afirmativas I e II estão corretas: transformações químicas formam novas substâncias, mas nem sempre os sinais são visíveis (como cor, gás ou cheiro). A III está errada, pois nem todo aquecimento indica reação química — pode ser só mudança de estado físico.